Notícias
Copa deixa 130,9 quilômetros de corredores de Ônibus e BRTs
Um dia após o encerramento da Copa do Mundo de 2014, o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, se reuniu na tarde dessa segunda-feira (14/07) com a Presidenta da República, Dilma Rousseff, e outros ministros de estado para avaliar as ações do Governo Federal durante a realização do Mundial. Ao todo, 17 pastas foram apresentadas durante o balanço da Copa realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília,. Neste local, foi feito monitoramento de segurança e tráfego das 12 cidades-sede dos jogos.
No eixo da mobilidade urbana, o ministro Gilberto Occhi disse que foram construídos 130,9 quilômetros de corredores de ônibus e BRTs para facilitar a locomoção da população brasileira e dos turistas nacionais e estrangeiros. Além disso, foram executadas obras de melhoria de 47,9 quilômetros de vias para acesso aos estádios. "Todas as obras da Copa deixam para o país um legado de estrutura e de infraestrutura, especialmente nas maiores cidades onde está grande parte da população brasileira", disse Occhi.
O ministro também destacou que muitas obras de mobilidade que foram selecionadas pelo Governo Federal continuam em andamento e tem seus recursos garantidos. Segundo Occhi, para os dias de jogos foram feitos planos operacionais que auxiliaram no fluxo das pessoas. “Tanto brasileiros como estrangeiros utilizaram o transporte público pela primeira vez”, ressaltou.
Na oportunidade, o ministro lamentou a morte de duas pessoas, no final dos jogos, vítimas do desabamento do viaduto Guararapes na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte. “O Governo Federal lamenta essas mortes. De maneira pronta e rápida cobramos da prefeitura providências para apurar a causa e os responsáveis desse lamentável acidente”, disse.
Balanço final da Copa do Mundo 2014
Assessoria de Comunicação Social do Ministério Das Cidades