Notícias
Condel estuda implantação do Cartão FCO Empresarial
A implantação de um novo instrumento capaz de facilitar o acesso e a utilização dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) por empresários. Esta foi uma das decisões aprovadas pelo Conselho Deliberativo do FCO (Condel), em sua 19ª Reunião Extraordinária, realizada nesta terça-feira (26/04), em Campo Grande (MS). Denominada Cartão FCO Empresarial, a ferramenta poderá ser utilizada após regulamentação.
Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir a sistemática de funcionamento do cartão. Esse mesmo Grupo deverá analisar ainda as seguintes pautas: a criação de uma linha especial voltada para Ciência, Tecnologia e Inovação para o Centro Oeste; a aprovação de condições especiais de financiamento para os municípios de economia estagnada, ou seja, os municípios mais pobres; a reformulação do Programa de Financiamento de Conservação da Natureza dando ênfase à recuperação de áreas degradadas e empreendimentos ABC (Agricultura de Baixo Carbono); e a discussão de uma linha de financiamento para o setor cultural.
O Conselho Deliberativo do FCO, hoje presidido pelo Secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado, é responsável pelo acompanhamento dos programas de financiamento do fundo, pela avaliação de resultados obtidos e por compatibilizar as aplicações com as ações dos órgãos de desenvolvimento nacional, regionais, estaduais e municipais.