Notícias
Codevasf recebe Selo Verde, categoria diamante
A Codevasf é a primeira empresa pública a receber o Selo Verde "Diamante", categoria máxima concedida pela organização não-governamental Ecolmeia, de São Paulo. A solenidade de certificação marcou o encerramento da 1ª Semana de Meio Ambiente da Codevasf, realizada na sede da Companhia, em Brasília, nesta sexta-feira (03).
O certificado foi entregue ao diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Raimundo Deusdará Filho, representando o presidente interino da empresa, Clementino de Souza Coelho. "Esse certificado é um ponto de reflexão para que não esqueçamos da questão socioambiental. Na Codevasf, esse deve ser um trabalho contínuo. É preciso ampliar a questão da sustentabilidade, em suas várias vertentes", enfatizou Deusdará Filho, em seu pronunciamento.
A gestora da Ecolmeia, Elaine Santos, explicou, durante o evento, a metodologia aplicada para a certificação. Para a obtenção da categoria "Diamante", a Codevasf indicou para serem avaliadas pelo Programa Selo Verde três organizações que desenvolvem atividades sustentáveis em parceria com ela. A visita da Ecolmeia ocorreu no âmbito das 3ª e 6ª Superintendências Regionais, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) respectivamente. Foram auditados o Distrito de Irrigação de Mandacaru - Dimand e a Associação de Pequenos Produtores Manga Brasil, em Juazeiro, e a Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú - Ceralpa, em Afogados da Ingazeira (PE).
Por atender aos requisitos gerais do Programa Selo Verde Ecolmeia de trabalhar a educação ambiental e adotar soluções viáveis de eliminação, redução, reutilização e reciclagem de resíduos, as três entidades conquistaram a categoria "Ouro" da certificação, e a Codevasf, a categoria "Diamante" por ter sido caracterizada uma rede de organizações na sua área de atuação que tem como objetivos a excelência das ações socioambientais e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cidadania.
Mais informações aqui.