Notícias
Codevasf promove capacitação em piscicultura para produtores de Minas Gerais
Diante do crescimento da piscicultura no vale do rio São Francisco em Minas Gerais, a Codevasf tem promovido, em vários municípios dessa região, capacitação técnica e comercial para pequenos produtores rurais que já participam ou pretendem participar do programa de criação de peixes em tanques-rede, o qual vem sendo implantado pela Companhia ao longo dos últimos dez anos.
De acordo com programação da Codevasf, 20 pequenos produtores de Morada Nova de Minas serão os primeiros a receberem esse treinamento, no período de 12 a 16 de março. Já em São Gonçalo do Abaeté, o curso será ministrado para igual número de participantes, nos dias 28, 29 e 30 deste mês. Os cursos terão como orientadores pedagógicos e de práticas o engenheiro de pesca José Jacobina Romaguera Neto, que é chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Morada Nova de Minas, além de técnicos dos escritórios locais da Emater/MG nos dois municípios.
O tema central dos cursos, segundo o engenheiro Jacobina Neto, será a criação de peixes da espécie tilápia em tanques-rede, com ênfase para o manejo do sistema; enfermidades; o dia-a-dia de criação; noções básicas para definição do custo de implantação do empreendimento e do processo de comercialização do pescado, dos produtos e subprodutos; legislação aplicada na aquicultura em águas da União e linhas de créditos existentes. A capacitação será de 40 horas, incluindo as aulas práticas em campo.
Produção - As ações da Codevasf na implantação e incentivo à piscicultura em oito municípios localizados no entorno do lago de Três Marias está propiciando a produção de mais cinco mil toneladas de tilápia por ano. Toda essa produção sai de aproximadamente 3.500 tanques-rede implantados no lago em 70 aglomerados de produções. Passando por todos os segmentos da cadeira produtiva dessa atividade pesqueira, são oferecidos mais de três mil empregos diretos e indiretos, segundo o superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues.