Notícias
Codevasf: Equipe do Água para Todos visita ações no Piauí
A equipe da Codevasf responsável pelo Água para Todos visitou, na última semana, o estado do Piauí com o objetivo de conhecer experiências similares às que serão implantadas pelo programa lançado recentemente pelo governo federal. O grupo formado por coordenadores, assessores, técnicos das sete Superintendências Regionais e Sede, além do superintendente da Companhia no Piauí, Ocelo Rocha, visitou seis municípios, incluindo a capital Teresina.
No primeiro município, Acauã, a equipe conheceu duas pequenas barragens de acumulação que já vem sendo utilizada pela população. Além disso, visitou uma cisterna de produção com 52 mil litros e uma barragem subterrânea que atende a uma família que atualmente cultiva diversos produtos como: beterraba, cenoura, batata, milho e feijão. Além disso, o reservatório provê água para consumo doméstico a qual é retirada de um poço raso escavado junto à barragem.
Em Picos, o grupo visitou um sistema de abastecimento de água implantado pela Codevasf, o qual é composto por poço tubular profundo, chafariz e 39 ligações domiciliares. Como parte da programação, esteve ainda nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) apoiados pela Companhia, iniciando por plantios, indústrias de processamento de caju e cajuína no município de Santo Antônio de Lisboa.
Outro ponto visitado foi a Central de Cooperativas dos Apicultores do Semiárido Piauiense (Casa Apis), atualmente uma das maiores exportadoras de mel do Brasil e com fins totalmente associativistas e cooperativistas, inclusive com selo fair trade de comércio justo. Por último, a equipe da Codevasf conheceu o projeto de piscicultura com 500 tanques-rede no município de Bocaina, administrado pela Cooperativa dos Aquicultores da Microrregião de Picos (COAP).
Já no município de Oeiras, a passagem do grupo foi destinada a conhecer mais uma experiência que vem dando certo no Piauí por meio de uma ação da Codevasf: os kits de irrigação familiar. Com possibilidade de irrigar a partir de 500 m2 de área, o kit possibilita ao pequeno agricultor uma fonte de renda garantida em seu quintal. Exemplo disso é o produtor José Praxedes, que está prestes a colher cerca de sete toneladas de melancia em seu "terreiro" de 1000 m2 e já pensa em plantar milho ou até feijão tão logo comercializada a safra. Em Oeiras, já são cerca de 200 kits implantados, com a possibilidade de dobrar esse número graças ao empenho do município em juntar-se à Codevasf nessa ação, financiando seus próprios kits.
Por fim, em Teresina e com cerca de 800 km percorridos dentro do estado, a equipe da Codevasf reuniu-se no auditório do prédio onde funciona a 7ª/SR (foto) para avaliar as ações e rumos do Água para Todos. Esteve presente na reunião o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira. O grupo entrou em consenso de que as experiências visitadas vão ao encontro das propostas do Programa e que a continuação da iniciativa de se conhecer casos de sucesso ajudará muito o desempenho das ações empreendidas pela Companhia.