Notícias
Codevasf: certificação do mel beneficia apicultores de Mato Verde (MG)
A unidade de beneficiamento de mel de Mato Verde, no norte de Minas, recebeu do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o certificado de registro para a sua produção, atestando que tanto as instalações físicas quanto a qualidade do mel produzido pela Associação dos Apicultores do município atendem as exigências da legislação sanitária mineira.
A certificação é consequência das ações de melhoramento implementadas na unidade pela Codevasf, por meio do programa de Arranjo Produtivo Local (APL) de apicultura, que recebeu investimentos de R$ 300 mil.
Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, "com o registro será permitida a comercialização direta do produto no estado, e, brevemente, em todo o território nacional, pela própria Associação de Apicultores, eliminando-se os atravessadores, que hoje fazem a maior parte dessa comercialização em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP)".
A unidade de beneficiamento do mel de Mato Verde, com capacidade de processamento anual de 100 toneladas, foi uma das primeiras a serem construídas e equipadas pela Codevasf no vale do São Francisco em Minas. "Hoje já são sete unidades em franca produção, beneficiando milhares de pequenos produtores rurais, que tem nessa atividade mais uma fonte de renda familiar", afirma o superintendente.