Notícias
CNDR - Rio de Janeiro discute ações para desenvolvimento regional
O Brasil se tornou a sexta economia do mundo em 2011, mas ainda assim representamos um dos países mais desiguais, tanto do ponto de vista social quanto regional. Para reverter este cenário, ações integradas já são executadas pelo governo federal, com apoio dos estados. Vamos continuar a avançar", afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro, durante abertura da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (17/09).
As conferências, realizadas pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Ipea, têm o objetivo de discutir detalhes acerca do desenvolvimento territorial do país para promover mais igualdades, principalmente no âmbito social e econômico. A edição do Rio de Janeiro homenageia a geógrafa e pesquisadora Lysia Bernardes, que se dedicou a compreender e discutir o estado do Rio de Janeiro durante muitos anos, o que a fez contribuir com avanços relevantes para a região.
Os debates das conferências, que serão realizadas em todas as capitais do país até outubro, são divididos em quatro eixos temáticos, entre eles, "Governança, participação social e diálogo federativo", "Financiamento do Desenvolvimento Regional", "Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade" e "Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável". As conferências apontam ideias que serão levadas para discussão na edição nacional, a ser realizada em Brasília. Este debate dará origem a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional, também conhecida como PNDR.
"O esforço e o conhecimento das pessoas que participam dessas conferências são essenciais para o Brasil construir uma agenda intensa, com a participação da sociedade civil organizada, governo e acadêmicos, para viabilizar a nova política de desenvolvimento regional", ressaltou Sérgio Castro.
As conferências já passaram pelos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em seguida foram realizadas conferências no Espírito Santo, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Além do Rio de Janeiro, ainda nesta semana a programação continua nos estados do Amazonas, Acre, Paraíba, Rondônia, Bahia, Tocantins, Amapá e Santa Catarina. As inscrições para as conferências são gratuitas e podem ser feitas pelo link: www.ipea.gov.br/code/codes-estaduais/inscricoes-estaduais. A programação, as exposições feitas durante o evento, o cronograma das conferências e mais informações a respeito estão disponíveis no site www.integracao.gov.br/cndr