Notícias
Cidades e BID lançam livro sobre política habitacional
Na manhã desta terça-feira (27), o Ministério das Cidades e o Banco Interamericano (BID) promoveram o Seminário de lançamento do livro “Procura-se Casa para Alugar: Opções de política para a América Latina e Caribe”. A obra de Andrés Blanco, Vicente Cibils e Andrés Muños fala sobre a realidade da América Latina e do Caribe, onde a cada cinco famílias, uma aluga casa. O mercado de aluguel é significativo na região, ainda que as políticas públicas tenham um viés direcionado à casa própria.
Durante a cerimônia de abertura, o Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos (SNAPU) do Ministério das Cidades, Sebastião Cruz, lembrou que “publicações nesse sentido são sempre bem-vindas e o assunto deve ser ampliado a partir das discussões sobre o tema”.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica do Ministério das Cidades, Junia Santarosa, falou sobre a importância de se discutir a política habitacional. “Esse é o nosso grande desafio: lidar com a habitação para os extratos de mais baixa renda”, disse.
Junia ressaltou a parceria com a iniciativa privada na busca de melhorias para o setor. “Tenho certeza que chegaremos a uma solução através de pesquisa e dedicação de uma rede de especialistas junto com a iniciativa privada para fazer essa discussão com o governo federal. Porque sozinho o governo não poderia nem pensar numa política de locação”, finalizou a diretora.
O especialista sênior em habitação urbana do BID, Andrés Blanco, apresentou o livro e falou sobre estudos que mostram que o aluguel pode ser uma alternativa eficiente e eficaz em função dos custos para resolver os problemas de déficit habitacional quantitativo e qualitativo que afeta atualmente cerca de 40% das famílias da região.
A arquiteta e urbanista, Camila D'Ottaviano, falou sobre a moradia de aluguel no Brasil. A especialista mostrou uma pesquisa realizada a pedido do BID que reflete a ideia de moradia de aluguel em contraposição a moradia privada.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades