Notícias
Cheias no Acre - Mais de 133 mil pessoas afetadas
O Rio Acre reduziu seu nível para 17,51m, de acordo com medição realizada nesta segunda-feira (27/02), às 18h, o que representa uma baixa significativa. Até o momento, dez municípios foram prejudicados e mais de 133 mil pessoas afetadas, sendo cerca de 105 mil desalojados e 11 mil desabrigados.
Estão em estado de emergência os municípios de Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Porto Acre, Santa Rosa, Sena Madureira e Epitaciolândia. As cidades de Cruzeiro do Sul e Manoel Urbano também estão na lista das afetadas.
Brasiléia, Xapuri e Rio Branco apresentam estado grave pelos danos provocados pelas cheias. Em Brasiléia, já em Estado de Calamidade Pública, alguns bairros foram 100% atingidos. Em Xapuri, 1.440 pessoas foram afetadas e mais de 80 moradores estão em abrigos públicos.
O governo federal já autorizou a liberação de R$ 3 milhões para o estado e R$ 2 milhões para Rio Branco, com o objetivo de ajudar no socorro às vítimas. Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) contribuem com assistência à população e o Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres (Cenad) acompanha e monitora o nível das águas.