Notícias
Cheia no Acre - Mais de 60 mil pessoas afetadas em nove municípios
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobrevoa nesta sexta-feira (24/02) áreas alagadas no estado do Acre. Até o momento, mais de 65 mil pessoas foram afetadas, sendo 9.304 desabrigados e 57.185 desalojados. Ao menos 14 mil residências foram danificadas com a cheia do Rio Acre, de acordo com relatório desta quinta-feira (23/02).
Além da capital Rio Branco, na lista das cidades prejudicadas estão Manuel Urbano, Sena Madureira, Santa Rosa, Assis Brasil, Porto Acre, Epitaciolândia e Xapuri, que contabiliza grandes prejuízos.
As ações do governo federal no Acre são coordenadas pelo Grupo de Apoio a Desastres (Gade), ligado ao Ministério da Integração Nacional, com auxílio do Exército, da Força Nacional de Segurança e de outros ministérios.
Liberação de recursos - O governo federal já disponibilizou R$ 1 milhão para apoio às vítimas no Acre. Os recursos deverão ser usados na compra de alimentos, água potável, barracas, vestuário, material de primeiros-socorros e produtos de higiene e limpeza.
A verba será utilizada por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, criado em parceria com o Banco do Brasil e a Controladoria Geral da União (CGU) para proporcionar mais agilidade e transparência ao uso de recursos públicos