Notícias
Cenad recebe visita do TCU para reforçar a integração entre os órgãos
TCU e ESD conheceram mais sobre o trabalho realizado pela Defesa Civil Nacional
Brasília (DF) – O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) recebeu, nesta semana, a visita de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e de alunos da Escola Superior de Defesa (ESD). Os participantes puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pela Defesa Civil Nacional, além de reforçar a integração entre o órgãos.
“Essas visitas foram uma oportunidade de mostrarmos a evolução do nosso trabalho, o compromisso que toda a equipe tem com a política pública, os avanços que conseguimos nesses últimos anos e, principalmente, mostrar que essa integração com o TCU é importante para o avanço de novos anseios que temos”, destacou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), coronel Alexandre Lucas.
O auditor José Reinaldo Gusmão, diretor da 4ª diretoria da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Urbana (SeinfraUrbana) do TCU, área responsável pelos empreendimentos relacionados à prevenção de desastres, ressaltou a importância da visita.
“Foi uma experiência enriquecedora para conhecer melhor esse importante órgão no trabalho de gestão, monitoramento e alertas. Vai nos auxiliar no desenvolvimento das nossas ações no âmbito do TCU. A proximidade com o gestor municipal ou estadual nos ajuda no processo de auditoria, com o objetivo de aprimorar a administração pública, oferecendo melhores serviços à sociedade”, relata.
A Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Urbana (SeinfraUrbana) é a unidade do TCU que acompanha e fiscaliza políticas públicas de habitação social, saneamento básico, mobilidade urbana, desenvolvimento urbano e proteção e defesa civil.
Visita da ESD
A comitiva da ESD presente ao Cenad foi composta por 32 alunos do Curso de Logística e Mobilização Nacional, ministrado pelo Exército Brasileiro. O objetivo foi avaliar, sob o ponto de vista logístico e de mobilização nacional, a capacidade de resposta do País em caso de desastre e calamidades. Eles conheceram as dependências do centro e a sua atuação no gerenciamento de desastres em todo o país.
Coordenadora de análise de riscos no Cenad, Júnia Cristina Ribeiro destacou a importância da visita aos alunos e de que forma eles podem usar os conhecimentos
“Estamos sempre abertos para receber visitas como essa. Os alunos podem conhecer o nosso trabalho como Secretaria Nacional e entender melhor a atuação do sistema federal, podendo contribuir na gestão de riscos e desastres”, afirmou.
O diretor do curso de logística e mobilização nacional da ESD, coronel Luiz Jorge, relatou como a experiência no Cenad pode contribuir para a capacitação.
“Como um dos subsistemas da mobilização nacional é a Defesa Civil, era impositivo que viéssemos conhecer como funciona a estrutura da Defesa Civil no Brasil”, afirmou. “Vai nos agregar de forma absoluta, tendo em vista que, no Cenad, você dispõe de uma estrutura completa para coordenar todas as ações de Defesa Civil no Brasil, e isso vai ser muito importante para que o aluno possa levar uma imagem concreta e real das atividades desenvolvidas”, apontou.