Notícias
Canal do Sertão Alagoano deve ficar pronto em outubro
O Ministério da Integração Nacional e o governo de Alagoas estudam parcerias para conclusão de uma importante obra de irrigação: o Canal do Sertão. O primeiro trecho, que deve ser finalizado pelo governo estadual em outubro, tem 3 mil hectares e vai beneficiar quase 500 famílias.
Após reunião com o governador alagoano, Teotônio Vilela Filho, nesta segunda-feira (21/03), em Maceió (AL), o ministro Fernando Bezerra Coelho declarou que as obras do canal poderão ganhar um reforço de recursos para sua conclusão.
O ministro foi a Alagoas para saber do governo quais são as obras de infraestrutura prioritárias para o Estado. Entre as três apresentadas, o Canal do Sertão foi a escolhida pelo governador, que tinha também a opção pela contenção da Grota Bom Jesus, no Complexo Habitacional Benedito Bentes, e a readequação e conclusão do Sistema Meirim/Pratagy.
Fernando Bezerra Coelho declarou que o momento é de confirmar as prioridades do governo federal e que ele está repassando isto aos gestores estaduais. "Estamos conhecendo a visão dos Estados e suas prioridades para elencar os recursos", afirmou.
Quanto ao adicional de verbas para o Canal do Sertão o ministro informou que irá encaminhar o pleito à área financeira do governo, considerando que a obra está nas duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e 2).
Para o governador Teotônio Vilela Filho o Canal do Sertão é o símbolo da redenção do Estado e principal obra hídrica de Alagoas, significando não somente água para o plantio, mas também dignidade para o sertanejo.
*Com informações do Governo do Estado de Alagoas