Notícias
Bruno Araújo: “Avançar é governança, é fazer o que for necessário à população”
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, participou, nesta quinta-feira (9), do lançamento do Programa Avançar , do Governo Federal. A iniciativa conta com a ação integrada de vários ministérios e visa à conclusão de obras paralisadas, proporcionando mais qualidade de vida à população brasileira.
No total, estão previstos investimentos da ordem de R$ 130,97 bilhões, com 7.439 projetos, até o final de 2018, em todas as regiões do país.
Segundo o ministro das Cidades, para avançar é preciso ter coragem de servir: “É governança, fazer o que for necessário à população.”
Durante a solenidade, ao destacar as ações da pasta, Bruno Araújo ressaltou a consolidação do programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). “São mais de 500 mil unidades habitacionais em produção, gerando emprego. Livramos de uma situação de inadimplência para credibilidade. Ajustamos a carteira, avançando, de fato, ao anunciar obras com recursos, planejamento e cronograma de entrega.”
Para o presidente Michel Temer, o Avançar é feito com muita responsabilidade. “Tem início e final definidos.”
O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, também enfatizou a importância da garantia de data para início, entrega e orçamento.
Ações – No âmbito do Ministério das Cidades, os empreendimentos beneficiarão 90 mil famílias na área de Habitação, com a entrega de 200 mil unidades, sendo 150 mil da Faixa 1, do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e 6 empreendimentos de urbanização de assentamentos precários.
Em Saneamento e Drenagem serão 50 obras: 1, 7 milhão de famílias contempladas e mais de 1.000 quilômetros de execução de adutoras e canais, abrangendo 13 milhões de pessoas.
Na área de Mobilidade Urbana estão previstos 15 empreendimentos: 26, 7 quilômetros de BRTs; 162,8 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus; 22 quilômetros de metrô, 1 terminal urbana; 4,4 quilômetros de expansão de linhas de trens urbanos e 23 quilômetros de implementação de linhas de VLT.
Há ainda 11 obras de Contenção de Encostas, beneficiando 102 mil famílias.