Notícias
Brasil terá mais 200 mil hectares de área irrigada até 2014
Para ampliar a produção agrícola no país, o governo federal anunciou a criação da nova Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) no Ministério da Integração Nacional. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21/02) pela presidenta Dilma Rousseff, durante o XII Fórum dos Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE).
Segundo a presidenta, a política de irrigação com a requalificação e expansão da área irrigada, é "crucial para o desenvolvimento nordestino. Com a área irrigada, recuperando perímetros existentes e estimulando a construção de novos perímetros. Por isso estamos reestruturando o Ministério da Integração, com a criação da Secretaria Nacional de Irrigação", declarou Dilma.
A Secretaria terá a função de priorizar as ações do governo federal, não só no sentido de ampliar as áreas irrigadas no Brasil, mas também de recuperar a infraestrutura dos perímetros públicos já existentes. Para ampliar a área irrigada do país, a Senir conta com um plano de irrigação que pretende implantar em parceria com o setor privado cerca de 200 mil hectares de área irrigada no quadriênio 2010-2014, criando novos pólos de produção agrícola.
De acordo com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, "queremos promover a irrigação como instrumento de eficiência na produção agrícola e como instrumento de geração de emprego e renda no Brasil", afirmou
A Secretaria Nacional de Irrigação possui dois fatores primordiais para seu surgimento. O primeiro é que será um instrumento de apoio e fortalecimento para o setor. "Levaremos os anseios e perspectivas dos irrigantes ao governo federal e mostraremos que o setor está voltando a ter importância em âmbito nacional", declarou o futuro secretário da Senir, Ramon Rodrigues.
A segunda ponderação diz respeito aos efeitos causados pela implantação da agricultura irrigada no país, bem como o aumento de geração de empregos, combate a miséria, além de contribuição para diminuição do êxodo rural.