Notícias
Brasil reforça parceria com Venezuela e Guiana
Boa Vista (RR) - O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, está ampliando a instalação dos Núcleos Estaduais de Fronteira ao longo dos quase 16 mil km da região fronteiriça brasileira. Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (04/11), no Palácio Senador Hélio Campos, Boa Vista (RR), foi implementado o Núcleo de Integração de Faixa de Fronteira de Roraima.
A reunião contou com a presença do diretor do Departamento de Gestão de Políticas Públicas, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa, e do Governador do Estado, José de Anchieta Júnior.
O Núcleo terá a função de identificar os principais problemas do estado relacionados às duas fronteiras - Venezuela e Guiana - e reuni-los em um documento chamado Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriços (PDIF).
Atualmente, já foram contemplados cinco dos 11 estados fronteiriços: Amapá, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima. As próximas instalações previstas serão no Acre (09/11) e no Mato Grosso (11/11).
O enfrentamento dos graves problemas da fronteira tem sido alvo de ações estratégicas do Governo Federal para superar a extrema pobreza no País, e fazem parte do Programa Brasil Sem Miséria. A função dos núcleos é dialogar com instituições atuantes na Faixa de Fronteira, visando analisar propostas de ações que atendam às demandas locais, formular os PDIFs e estabelecer Agendas de Compromisso. Essa estratégia estimula a articulação com os governantes locais e parceiros privados. Ao todo, serão beneficiados 588 municípios onde vivem cerca de 10 milhões de pessoas.