Notícias
Brasil e Singapura discutem ampliação de parcerias em desenvolvimento regional
Durante o webinar com empresários de Singapura, ministro Rogério Marinho ressaltou que o Governo Federal está mudando o perfil da carteira de projetos com o objetivo de atrair investimentos privados (Foto: Adalberto Marques/MDR)
Brasília, 30/9/2020 – Atrair a experiência de empresas de Singapura para projetos nas áreas de saneamento básico, iluminação pública e mobilidade urbana. Com esse objetivo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentou, nessa terça-feira (29), oportunidades no Brasil ao encarregado de negócios da embaixada singapuriana, Desmond Ng, e a representantes de companhias e de fundos de investimento do país asiático.
Marinho ressaltou que o modelo de desenvolvimento econômico e social de Singapura pode apoiar o governo brasileiro na elaboração e execução de projetos que promovam melhor qualidade de vida à população. “Temos a necessidade de ampliar a nossa capacidade de elaborar projetos e contar com o apoio de Singapura para estruturá-los vai nos ajudar a aportar recursos e a promover parcerias público-privadas e concessões de serviços”, destacou.
O ministro também ressaltou que o Governo Federal está mudando o perfil da carteira de projetos com o objetivo de atrair investimentos privados. Na área de saneamento básico, por exemplo, foi lembrada a recente aprovação do marco legal para o setor, que permite a entrada de investimento estrangeiro e nacional com a meta de universalizar o atendimento em todo o país até 2033. Atualmente, a área conta com 16 projetos já avançados, que podem atrair o investimento de US$ 12 bilhões e deverão atender 27,2 milhões de pessoas.
As áreas de iluminação pública e de mobilidade urbana, como a privatização da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e de diversas linhas de metrô pelo país, além da transferência da gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco para a iniciativa privada, também foram temas abordados.
O encarregado de negócios da Embaixada de Singapura, Desmond Ng, lembrou que os dois países já são parceiros, especialmente no fornecimento de carne congelada – a metade do consumo desse produto no país asiático é de origem brasileira. “Estamos ansiosos para conhecer os projetos brasileiros e compartilhar visões de como Singapura, e nossas companhias, podem trabalhar juntas neste plano tão importante que o Ministério do Desenvolvimento Regional tem para o Brasil”, apontou.
Também participaram da videoconferência o secretário-executivo do MDR, Cláudio Seefelder, o secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes, e a chefe da Assessoria Internacional, Carla Barroso, além de representantes de outras áreas do Ministério.
O evento faz parte de uma série de reuniões que o MDR vem fazendo com outros países e fundos de investimentos. Japão e Itália já participaram de encontros com a pasta.