Notícias
Brasil e Japão unidos pela prevenção de desastres
Técnicos em defesa civil do Japão vão desembarcar no Brasil no próximo mês para a troca de experiências com profissionais brasileiros que atuam em prevenção de riscos e desastres. A iniciativa faz parte do acordo anunciado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante viagem ao Japão nesta semana. A parceria entre Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Ministério da Integração Nacional vai definir a estratégia do país para a gestão integrada de riscos e desastres naturais, e o aperfeiçoamento da política de defesa civil.
"Brasil e Japão estão unidos para enfrentar os desafios e para que a cultura da prevenção ganhe ainda mais força. Para preparar nossas cidades e torná-las capazes de resistir, absorver e se recuperarem quando atingidas por um desastre, no tempo e na forma adequada, é necessário planejamento, investimentos e muito trabalho", afirmou o ministro em discurso durante a Conferência realizada na cidade de Iwate, no Japão.
O objetivo do acordo que conta também com os Ministérios das Cidades, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, é aperfeiçoar o planejamento de expansão urbana, padronizar a avaliação e o mapeamento de desastres, estabelecer protocolos de resposta a desastres, além de preparar procedimentos para emissão de alertas, e melhorar o sistema brasileiro de monitoramento e alerta. Os trabalhos têm início em agosto com a chegada dos técnicos do JICA ao Brasil, para ação em campo nas cidades afetadas recentemente por desastres naturais.
"Os desastres seguirão acontecendo, mas a população precisa conhecer e estar preparada para enfrentá-los. Para que isso seja possível, precisa ser capacitada, contar com escolas e hospitais seguros, e participar das decisões sobre os investimentos destinados à prevenção de desastres", ressaltou.
A comitiva brasileira em missão no Japão contou também com o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e o diretor do departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadeck. O grupo visitou (foto) o Instituto Nacional de Pesquisa sobre Ciência da Terra e Prevenção de Desastres (NIED) que, desde 1963, é referência mundial em pesquisas sobre prevenção de desastres.
*Ouça a íntegra da entrevista concedida pelo ministro Fernando Bezerra Coelho à EBC