Notícias
Brasil e França trocam experiências em infraestrutura hídrica
Nîmes (França) - Um convênio de cooperação será assinado ainda este mês entre o Ministério da Integração Nacional e a BRL, empresa pública francesa responsável pela distribuição de água para irrigação e abastecimento humano da região de Languedoc-Roussillon.
"Essa cooperação deverá ter como objetivo a promoção da eficiência e sustentabilidade da operação dos sistemas, incluindo temas como o planejamento da operação e manutenção, a estruturação da governança das operações e o cálculo das tarifas", afirma o ministro Fernando Bezerra Coelho, em reunião nesta sexta-feira (4) com a diretoria do grupo na cidade de Nîmes, na França.
Dois projetos do Ministério da Integração serão diretamente beneficiados por esta troca de experiências: o programa que visa implantar 200 mil ha de perímetros irrigados no semiárido brasileiro, gerando quase 500 mil empregos diretos e indiretos; e o Projeto de Integração do Rio São Francisco, com 700 km de canais e que vai beneficiar 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A região de Languedoc-Roussillon, onde a BRL atua, é uma das mais secas da França e a construção, em 1954, de um canal foi considerada na época investimento imprescindível para promover o desenvolvimento local.
Desde então, a agricultura irrigada, com mais de 100 mil hectares (ha) explorados, tornou-se uma das atividades mais importantes na economia regional e a BRL passou a ser considerada uma referência internacional em termos de gestão de sistemas hídricos de uso múltiplo, atuando em vários países nos diversos continentes.