Notícias
Brasil apresenta políticas habitacionais em Conferência da ONU
A secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Arantes, participou, nesta terça-feira (18), da Mesa de Alto Nível na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III, em Quito (Equador). Durante o debate, foi destacado o apoio do Ministério das Cidades na capacitação de agentes locais e na elaboração de projetos urbanos.
O debate da Mesa de Alto Nível é considerado pela organização do Habitat III como um momento de extrema importância para as decisões e definição da “Nova Agenda Urbana”, propósito da Conferência.
Henriqueta Arantes destacou a importância do País estar representado no evento. “O Brasil é um dos poucos que tem em sua estrutura de governo um Ministério das Cidades voltado, especificamente, para desenvolver a articulação entre os governos federal, estaduais e municipais no marco de uma política urbana nacional. A dimensão territorial do país e as imensas demandas sociais nos impulsiona a buscar soluções institucionais criativas e mostrar para o mundo", afirmou.
Na oportunidade, a secretária reforçou que a Pasta envolve toda a sociedade civil, com ações interlocutórias para definir melhor os instrumentos urbanísticos. “Oferecemos ainda programas de capacitação para os agentes locais, apoio na elaboração de planos e projetos, que beneficiam as administrações dos municípios de pequeno e médio porte. Como por exemplo, citamos aqui o nosso portal chamado “Capacidades”, que disponibiliza, gratuitamente, treinamento em planejamento urbano, o que contribui para o aperfeiçoamento da ação do poder local”, ressaltou.
No encerramento do painel, Henriqueta Arantes reforçou que a união dos países poderá tornar os processos mais dinâmicos e mais rápidos, o que faz da habitação um produto mais sustentável e adequado, máxima do Habitat III.