Notícias
Boletim CPTEC- Temporais em parte do Brasil
Nesta segunda-feira (17/10) os temporais com fortes pancadas de chuva deverão atingir áreas do centro-norte de MG (incluindo a região da capital), leste, norte e centro de GO, DF, norte e leste de MT, oeste, centro, noroeste e extremo sul da BA, sul do PI e centro-sul do MA, sul, centro e extremo noroeste do PA, RR (exceto o leste e nordeste), AC, RO e AM.
Nas áreas de MG, BA, PI e GO, há condição para temporais de forma isolada a partir da tarde.
Na terça-feira (18/10) as chuvas fortes deverão atingir áreas do extremo norte de MG, centro-norte de GO, DF, norte e leste de MT, interior da BA (exceto o nordeste) e região da capital baiana, MA (exceto na região do Litoral Maranhense), PI (exceto no norte), sul do CE, oeste de PE, SE, ste do PA, RR, AC, RO (exceto o sul) e AM.
Na quarta-feira (19/10) chuvas fortes deverão atingir áreas do norte de GO e de MT, interior da BA (exceto o sul da região cacaueira) incluindo a capital baiana, sul do PI e centro-sul do MA, centro, PA (exceto litoral), RR, sul do AP, leste do AC (incluindo a capital), norte de RO e AMsudeste, leste e norte de MA (incluindo a região da capital).
Ressalta-se que esta época do ano é conhecida como estação chuvosa e a chuva é provocada principalmente pelo forte aquecimento diurno e o elevado teor de umidade do ar. O horário preferencial de ocorrência da chuva intensa abrange o período compreendido entre a tarde e a madrugada do dia seguinte. Sendo assim, a intensidade e localização da chuva serão previstas apenas com algumas horas de antecedência e com a utilização de radares meteorológicos.
Em certas ocasiões, como por exemplo, com atuação de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a chuva é mais volumosa e apresenta uma distribuição mais homogênea. Neste caso a previsibilidade de eventos extremos aumenta, podendo-se prever com mais de 48 h de antecedência.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp
Qualquer dúvida entrar em contato com:
Divisão de Operações Meteorológicas
(12) 3186-8459 ou 3186-8535
atendimento@cptec.inpe.br