Notícias
Bicicleta é tema de exposição no Ministério das Cidades
O Ministério das Cidades abriu, nesta terça-feira (22), a exposição fotográfica "Bicicletas pelo Mundo”. A mostra exibe fotografias com exemplos da presença do ciclista em vários países como parte integrante do sistema de transportes urbanos. A mostra ficará no auditório do Ministério até segunda-feira, dia 28. O projeto é em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.
As imagens são de diversos autores e a organização do conjunto é da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Ela apresenta fotos de países, como Brasil, Alemanha, Colômbia, França e Estados Unidos. Nas imagens, pessoas usam a bicicleta em diferentes situações, tanto individual quanto coletivamente.
“Um dos objetivos da exposição é estimular o uso da bicicleta como meio de transporte de baixo impacto ambiental, baixo custo de aquisição e manutenção. Além disso, fazer trajetos na cidade de bicicleta é uma alternativa de mobilidade urbana que favorece a sustentabilidade, inclusão social, redução da poluição e melhoria da qualidade de vida da população” explicou o arquiteto e um dos responsáveis pela exposição, Cláudio Oliveira Silva. Nas grandes cidades brasileiras, o uso da bicicleta é uma realidade, ainda que a infraestrutura adequada para o uso desses veículos, como ciclovias e estacionamentos seguros, seja não sejam suficientes.
Outro objetivo da exposição é aumentar o respeito ao ciclista, especialmente fora dos espaços específicos de circulação. O Código de Trânsito Brasileiro considera a bicicleta um meio de transporte e impõe normas de respeito aos ciclistas, mas a maioria dos motoristas as desconhece.
A exposição foi realizada pela primeira vez em 2006, quando rodou o Brasil. “Naquela época, o trabalho de sensibilização precisava ser bem maior do que é hoje. Mais nada impede que a exposição venha a ser itinerante”, explicou Silva.