Notícias
BB e Ministério da Integração expandem para todo país o cartão da Defesa Civil
O Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional realizam nesta terça-feira (31/01), às 14h, o evento que marca a expansão para todo o país do Cartão de Pagamento de Defesa Civil. O evento acontece em Brasília, no auditório do CENAD - Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, e terá a presença do Ministro da Integração Fernando Bezerra e do vice-presidente do BB, Alexandre Abreu.
O Cartão de Pagamento de Defesa Civil viabiliza as despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais de municípios e estados em situações de emergência e calamidade pública, reconhecidas pela Defesa Civil Nacional, mediante a utilização de recursos repassados pelo Governo Federal.
O cartão foi lançado em agosto do ano passado, em um Projeto Piloto, que teve início no estado de Santa Catarina. Gradativamente outros estados entraram no Projeto. O estado do Espírito Santo encontra-se na fase de cadastramento, já os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro receberam os recursos e já podem utilizá-los por meio da nova ferramenta.
A solução foi desenvolvida pelo BB a partir de uma solicitação do Ministério da Integração e da Controladoria Geral da União, a fim de proporcionar agilidade e transparência na execução dos gastos relacionados a ações de defesa civil. A solução possibilita acompanhar os gastos efetuados com o cartão no Portal da Transparência, localizado no site da Controladoria Geral da União, após o faturamento das despesas.
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o projeto piloto confirmou a eficiência do produto. No site da Transparência já é possível acompanhar os gastos dos municípios catarinenses que receberam um volume de R$ 11 milhões para reconstrução e assistência às vitimas de áreas afetadas pelas chuvas que castigaram a região. Ao todo 15 prefeituras dos três estados que já receberam os recursos utilizam hoje o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, que agora estará em todo Brasil.
"O Cartão de Pagamento de Defesa Civil mostrou-se como uma solução eficiente, ágil e transparente, por isso estamos disponibilizando a solução para 100% dos municípios brasileiros", comentou o vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Alexandre Abreu.
Entenda o fluxo - As Coordenadorias ou Secretarias de Defesa Civil procuram o BB e realizam o cadastramento de seus portadores do cartão antes do acontecimento da catástrofe. Quando ocorrer o sinistro, os recursos liberados pelo Ministério da Integração serão automaticamente disponibilizados nesses cartões para a compra de materiais de socorro às vítimas. O cartão é destinado exclusivamente ao pagamento de despesas com aquisições de material e contratação de serviços para as ações de defesa civil.
Visando total suporte ao uso da nova solução, o Ministério da Integração Nacional e o BB, já no Projeto Piloto ofereceram treinamento aos prefeitos e secretários e distribuíram cartilhas explicativas do produto. No total serão distribuídas 10 mil cartilhas.