Notícias
Barragens em Pernambuco serão recuperadas
Para incrementar seu programa e proporcionar mais segurança às obras de recursos hídricos, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) publicou edital de concorrência pública, com o objetivo de contratar empresas habilitadas para a execução de serviços de recuperação de barragens. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIH) do Ministério da Integração Nacional repassou R$ 11,6 milhões para as obras.
Entre elas estão as barragens de Custódia (Custódia), Cachoeira II (Serra Talhada), Araripina (Araripina), Barra (Sertânea), Cruzeiro (São José do Belmonte), Garanhuns (Garanhuns), Guilherme de Azevedo (Caruaru), Mororó (Pedra), Poço da Cruz (Ibimirim), Serrinha (Serra Talhada), Barra do Juá (Floresta), Entremontes (Parnamirim) todas localizadas no estado de Pernambuco.
Na barragem Custódia serão executados serviços de recuperação dos hidromecânicos e recuperação da instrumentação. Na Cachoeira II, os serviços serão de roçagem e limpeza dos taludes, além de retirada da vegetação aquática e recuperação da estrutura da tomada d'água. Nas barragens Araripina, Barra, Cruzeiro, Garanhuns, Guilherme Azevedo e Mororó serão os serviços de recuperação dos sistemas hidromecânicos.
A execução dos serviços na barragem Serrinha serão de roçagem e limpeza do talude e da área de segurança; retirada da vegetação aquática; recomposição do coroamento, da rede viária, da estrutura de concreto da galeria e implantação de instrumentação básica. Na barragem auxiliar do açude Poço da Cruz será feita a recuperação emergencial do trecho em desmoronamento do maciço. Nas barragens Entremontes e Serrinha serão executadas as implantações de instrumentação básica. Na Barra do Juá, ocorrerá a recuperação do maciço e do acesso à barragem.