Notícias
Aviso de pauta - MI e Defesa Civil do Acre discutem ações em caso de enchente do Rio Madeira
Governo estadual apresentará plano de ação; em abril de 2014, o rio causou a maior enchente já registrada na região
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e a Defesa Civil Estadual do Acre participam nesta quinta-feira (8) de reunião em Rio Branco para discutir formas de atuação em uma possível enchente do Rio Madeira em 2015.
Na ocasião, será apresentado o plano de ação elaborado por representantes do Acre. Na pauta, também está uma discussão sobre experiências e estratégias de ação para um eventual desastre.
Na segunda-feira (5), o nível do rio era de 13,98 cm, considerado normal para o período. Mas, em 1º de abril de 2014, o nível atingiu a cota máxima, de 19,74 cm, causando a maior enchente já registrada na história da região e deixando um rastro de prejuízo nos Estados do Acre, Rondônia e Amazonas.
O Acre enfrentou falta de combustível e de alimentos. Em Porto Velho (RO), as ruas antes ocupadas por veículos foram tomadas por embarcações. Na época, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 7,5 milhões ao Acre para ações de socorro e assistência, além de enviar viaturas (caminhões, caçambas e camionetes), helicóptero, barcos, motores de popa e militares dos Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro.
Serviço
Data: 8 de janeiro de 2015
Local: Gabinete da Casa Civil, Rio Branco (Avenida Brasil nº 402, centro).
Horário: 9h