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Alertas e dicas de autoproteção recebidos por WhatsApp precisam ser colocados em prática
Brasília (DF) – O envio de alertas por WhatsApp, disponível desde o último fim de semana, é um serviço pioneiro no Brasil, e que vai muito além de avisar sobre o risco de desastres naturais. O usuário cadastrado recebe, também, dicas de autoproteção em casos de ocorrências de tragédias pelo País.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), coronel Alexandre Lucas, destaca que a adoção dessas medidas preventivas é muito importante para proteger e salvar vidas em casos de desastres, como deslizamentos, inundações, alagamentos ou enxurradas, entre outros.
“Ao receber a informação de uma queda de granizo, por exemplo, o cidadão tem que entender que precisa pegar o carro dele e colocar em um lugar protegido. Só saber o alerta não vai surtir efeito se o cidadão não entender, interpretar o alerta e adotar as medidas de autoproteção, que também serão divulgadas junto com o alerta”, exemplifica o secretário.
Para adotar medidas preventivas e de autoproteção, a população pode seguir recomendações da Defesa Civil Nacional nos desastres de maior incidência no Brasil, como chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, inundações, vendaval e baixa umidade.
Confira, a seguir, dicas de como agir em casos de ocorrências desses desastres, bem como as medidas a serem adotadas antes, durante e após os eventos.
- Chuvas intensas
- Deslizamentos
- Alagamentos
- Inundações
- Enxurradas
- Vendaval
- Baixa umidade
- Incêndios florestais
Para receber alertas por WhatsApp
O novo serviço de envio de alertas é fruto de uma parceria entre o MDR, o WhatsApp, plataforma de mensageria privada que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em soluções de automação de comunicações.
Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.
Após o envio de qualquer mensagem pelo usuário, o robô encaminhará a pergunta se a pessoa deseja receber os alertas da Defesa Civil. Se sim, será disponibilizado no chatbot os termos de uso e política de privacidade, que regulamentam o projeto, e o pedido para o aceite do usuário.
Na sequência, será solicitado ao usuário que envie a localização que deseja receber os alertas. Podem ser cadastradas várias localizações diferentes, pensando nos lugares que frequenta, que deseja monitorar ou mesmo se for fazer alguma viagem.
São três diferentes possibilidades para o cadastro das localizações: a pessoa pode compartilhar a localização na mensagem (toque em Anexar > Localização); digitar o CEP e clicar em enviar ou, simplesmente, digitar o nome do município e enviar. Essas áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.
O MDR informa que, diante do elevado número de cadastros na ferramenta nos últimos dias para receber alertas da Defesa Civil Nacional via WhatsApp, foram verificados momentos de instabilidade no ato do cadastramento. As equipes técnicas envolvidas já estão trabalhando para solucionar essa questão e otimizar o uso da ferramenta.
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