Notícias
Alagoas ganha Centro de Convivência com o Semiárido
Produção adequada à região beneficia agricultores familiares
O Ministério da Integração Nacional participa na próxima segunda-feira (15) da Inauguração do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, em Piranhas, Alagoas. O espaço foi criado para potencializar as atividades produtivas e a infraestrutura na região semiárida do Estado, com foco na agricultura familiar como fonte de emprego e renda.
O diretor de Gestão de Programas de Desenvolvimento Regional, Walber Santos, irá apresentar ações de inclusão produtiva do ministério, sobretudo as Rotas de Integração. "A inclusão produtiva e a segurança alimentar das comunidades locais gera melhorias na qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado e em todo semiárido brasileiro", afirma.
O projeto conta com o aporte de recursos de R$ 1,5 milhão e é direcionado ao fomento da cadeia produtiva de frutas, mandioca e palma forrageira, por meio de uma biofábrica que irá produzir muda certificada e material forrageiro isento de doenças.
"O centro será uma importante fonte de conhecimento, práticas e tecnologias aplicáveis à produção local e adequadas ao uso na região semiárida", explica Santos. "Dentre as atividades produtivas, destacam-se ações de promoção da ovinocaprinocultura, avicultura caipira, apicultura, cultura de espécies forrageiras e a biofábrica para produção de sementes e mudas."