Notícias
Água para Todos vai atender mais de 50 mil pessoas no Amazonas
O Ministério da Integração Nacional vai investir R$ 40 milhões para levar água a mais de 50 mil moradores de áreas rurais em 16 municípios do Amazonas. Com esses recursos do Programa Água para Todos, a população amazonense terá acesso a água própria para consumo, mesmo no período de estiagem. A previsão para início da instalação das cisternas é abril.
Por meio de convênio, celebrado em julho de 2012 com o governo do estado, serão construídas 10.100 cisternas de consumo individual e 404 cisternas de consumo coletivas; também haverá substituição de 2.020 telhados. "O Água para Todos foi ampliado além do semiárido para atender famílias que vivem em outras regiões brasileiras atingidas por estiagem", explica o secretário de Desenvolvimento Regional do ministério, Sérgio Castro.
As ações vão ser executadas nas calhas dos rios Purus, Solimões, Negro e Amazonas, abrangendo os municípios de Beruri, Boca do Acre, Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini, Anamã, Anori, Caapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Careiro e Itacoatiara.
O trabalho social, que inclui o diagnóstico das famílias a serem beneficiadas e seu cadastro para recebimento das cisternas, deve começar em março. Cabe aos comitês gestores municipais, formados por moradores da região, indicar as localidades que necessitam do programa.
Água para Todos - O programa integra o Plano Brasil Sem Miséria e foi concebido a partir da necessidade de universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, assistidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso. Até o final de 2014, 750 mil famílias serão beneficiadas.