Notícias
Água para Todos - Mais 200 beneficiados no Piauí e Maranhão
Mucambo e Poço de Areia (PI) - Mais 200 moradores de cidades do Maranhão e do Piauí começaram a receber nesta semana as cisternas do Água para Todos. São 100 reservatórios para cada estado. No Piauí a meta é instalar 3.572 cisternas, enquanto no Maranhão serão 4.302 famílias beneficiadas até o final desse ano.
"Como aqui no Nordeste chove pouco e tem pouca água, a seca castiga muito. Agora com as cisternas não precisamos mais comprar água na rua", diz Izabela Fonseca, do município Poço de Areia, no Piauí. "Está tudo bem melhor agora. Não preciso mais acordar de manhã cedo e pegar a carroça para conseguir água", conta Dona Marilza Ambrozina, de Mucambo, também no Piauí.
Em sua área de atuação, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, já instalou 17,8 mil cisternas em 32 municípios. O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e integra o Plano Brasil Sem Miséria. São beneficiadas famílias de áreas rurais, com renda per capita de até R$ 140, inscritas no CadÚnico.
Capacitação -Além da instalação de 200 novas cisternas, o Água para Todos promove cursos sobre economia de água e manutenção dos reservatórios nos municípios piauienses de Rio Grande do Piauí, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Valença. No Maranhão, a programação inclui a instalação do comitê gestor em Peritoró, reuniões de cadastramento em Anajatuba e Arari e marcação de área para instalação de cisterna em Pirapemas.
Fiscalização- A distribuição das cisternas e o cadastro das famílias é acompanhada por comitês gestores municipais, formados por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de comissões comunitárias.