Notícias
Água para Todos chega a Santa Brígida (BA)
Com 15 mil habitantes, município da Bahia é o mais novo beneficiado do programa. Serão instaladas cerca de mil cisternas com capacidade para 16 mil litros de água.
O governo federal vai instalar no município de Santa Brígida, na Bahia, 960 cisternas do Água para Todos. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões. Cada cisterna tem capacidade para 16 mil litros de água e é colocada ao lado de uma residência em apenas seis horas. Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba já começaram a treinar as equipes locais que vão cadastrar as famílias beneficiadas - moradores de áreas rurais com renda mensal de até R$ 140,00.
"A chegada deste programa está sendo numa hora muito boa porque não temos como captar água da chuva e não vai só servir para beber como também para outros usos", comemora a presidente da Associação de Moradores da Zona Rural de Paulo Afonso, Quitéria Socorro Ferreira. Mandioca, algodão, feijão, milho e caju são as lavouras mais comuns em Santa Brígida, município com 15 mil habitantes, onde o abastecimento é feito basicamente com caminhões-pipa. O Água para Todos estará em breve em outras cidades da região, como Umburanas, Morro do Chapéu, Jacobina, Miguel Calmom, Mirangaba e Ourolândia, beneficiando mais de 8 mil famílias.
Com objetivo de garantir água de qualidade a mais de 750 mil famílias, o programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, já está presente em estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe.