Notícias
Água para Todos beneficiará o Rio Grande do Sul
Os mais de 300 municípios gaúchos castigados pela estiagem na região Sul deverão ser incluídos no programa Água para Todos, criado pelo governo federal para universalizar o acesso à água de qualidade em todo o País.
Segundo informações do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, transmitida a parlamentares e prefeitos gaúchos durante reunião nesta quarta-feira (29/02), o programa pensado inicialmente para o Semiárido brasileiro poderá sofrer adaptações para garantir segurança hídrica também em outras áreas.
No caso do Rio Grande do Sul a proposta das lideranças políticas é estabelecer parceria com o ministério para a construção de pequenos açudes que armazenarão a água das chuvas para uso nos períodos de estiagem. Além do abastecimento humano a água serviria ainda para dessedentação animal e irrigação de pequenas lavouras. O pleito deverá ser encaminhado por meio da bancada gaúcha no Congresso Nacional.
A reunião no gabinete do ministro Fernando Bezerra Coelho teve a participação da senadora Ana Amélia e do deputado federal Luiz Carlos Heinze, ambos do PP/RS, e de 29 prefeitos de cidades atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul.