Notícias
Agricultura irrigada vai favorecer pequenos produtores
A ocupação de qualidade nas áreas irrigadas foi um dos temas do 2º workshop realizado pelo Ministério da Integração, em parceria com o Banco Mundial, nesta terça-feira (15/02). Para o diretor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Clementino Coelho, é preciso conceber um arranjo produtivo sustentável.
"Um projeto desses não pode ter viés individualista. Temos que pensar em cooperativismo, os pequenos agricultores só terão acesso à genética, à logística, às garantias de comercialização aos padrões internacionais sobre a comercialização do produto se eles fizerem parte de uma cadeia produtiva estruturada", explicou Clementino.
Às vésperas do anúncio da Secretaria Nacional de Irrigação, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, enfatizou: "A agricultura irrigada será prioridade. Com o apoio da expertise do Banco Mundial e as experiências nacionais e internacionais dos diversos órgãos do governo federal, conseguiremos alcançar a meta estipulada de cerca de 200 mil hectares de área irrigável".
O especialista em recursos hídricos do Banco Mundial, Manuel Contijoch, apresentou o estudo "os impactos e externalidades sociais da irrigação no semi-árido brasileiro", em que demonstra os resultados de 11 projetos de irrigação em cinco estados brasileiros que cobrem 45% das terras irrigadas na região.
O objetivo do estudo é avaliar o impacto da irrigação no semi-árido brasileiro para identificar sua contribuição para a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades regionais e familiares, e para o aumento da criação de empregos.
Segundo o especialista, os principais fatores para o sucesso de alguns projetos combinavam elementos como: disponibilidade segura de água, engenharia adequada, administração competente, cumprimento dos cronogramas de execução, títulos de propriedade da terra, logística de transporte e mercado e vinculação de agroindústria com os pequenos e médios produtores.
Amanhã (16/02) a programação de workshops do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Banco Mundial, segue com a abordagem do tema Gestão de Água, de 12h30 às 16h30.