Notícias
Agricultura irrigada: alavanca para o desenvolvimento regional no país
Produtores rurais e empresários compartilham experiências geradoras de renda e emprego durante Seminário Nacional, em Belo Horizonte
A produção de alimentos por meio da agricultura familiar em Minas Gerais e na Bahia foi apresentada por produtores rurais, nesta sexta-feira (7), durante o II Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Ministério da Integração Nacional, no Centro de Convenções Expominas, na capital mineira.
"Antigamente, os pequenos agricultores tinham que deixar suas famílias para trabalhar na roça. Hoje é diferente. As mulheres e os filhos também contribuem com o trabalho fortalecendo a agricultura familiar a ponto de termos espaço nesse debate.", avaliou Renato Alves, do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nuca, de Turmalina (MG). Segundo ele, hoje os agricultores têm mais abertura para dialogar com os governos: "Isso representa a inclusão de nosso segmento nas principais discussões do país a respeito da agricultura irrigada".
Outro exemplo de sucesso da agricultura irrigada é o Agropolo Mucugê. Com atuação na região da Chapada Diamantina, na Bahia, o grupo atua pelo desenvolvimento regional por meio da agricultura irrigada. "Registramos o crescimento da renda da região a partir das instalações das áreas irrigadas. E o mais importante: a oferta de água exige do irrigante a eficácia na aplicação e seleção das lavouras a serem implantadas - com ainda mais responsabilidade e objetividade", explicou o coordenador Evilásio da Silva Fraga.
Seminário Nacional - Cerca de 300 produtores, técnicos e gestores públicos, de várias regiões do país, estão participando do Seminário Nacional de Agricultura Irrigada, realizado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em debate, os rumos da agricultura irrigada no país, aliando expansão da produção e redução dos impactos ambientais.