Notícias
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realiza cerimônia de posse da nova diretoria
Da esquerda para a direita, Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcellos, Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro, Verônica Sánchez, ministro Daniel Ferreira, Vitor Saback, Filipe de Mello Sampaio Cunha e Ricardo Medeiros de Andrade (Foto: Adalberto Marques/MDR)
Brasília (DF) – A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), realizou, nesta quarta-feira (4), cerimônia de posse dos quatro novos diretores e do ouvidor-geral. O evento foi realizado na sede da agência, em Brasília, e contou com a presença do ministro Daniel Ferreira.
Tomaram posse a nova diretora-presidente da ANA, Verônica Sánchez, e os diretores Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcellos, Filipe de Mello Sampaio Cunha e Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro. Além disso, Ricardo Medeiros de Andrade assumiu o cargo de ouvidor-geral da agência. Também integra a diretoria Vitor Saback, que assumiu o cargo em 2020.
Desde setembro de 2021, Verônica Sánchez estava à frente da Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, na qual foi responsável por implementar ações voltadas à atração de investimentos privados para ampliação da infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas em áreas como saneamento básico, resíduos sólidos, iluminação pública, habitação e perímetros de irrigação e para projetos de revitalização de bacias hidrográficas, entre outras iniciativas.
“A passagem da Verônica no Ministério do Desenvolvimento Regional significou uma mudança de paradigma dentro da Pasta. A tentativa de uma nova visão, de atrair recursos privados para os projetos de infraestrutura”, destacou, em discurso, o ministro Daniel Ferreira. “Essa também é a missão de vocês (diretores), mudar paradigmas, no momento que o Brasil está mudando”, concluiu.
A nova diretora-presidente da ANA terá como importantes desafios o fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e a Agenda Regulatória do Saneamento Básico. “Esses desafios são oportunidades para fazer mais, fazer melhor e mostrar a relevância que a água tem como insumo estratégico para o nosso País. Nossa missão é zelar pela sua qualidade e a disponibilidade para todos os usos”, ressaltou.
Verônica Sánchez destacou, ainda, que vai trabalhar para promover uma conjunção de esforços entre a União, os estados e os municípios. “Precisamos fazer isso de forma contínua, para que possamos debater os principais problemas, compartilhar boas práticas e iniciativas e criar boas soluções para uma adequada gestão dos recursos hídricos e para promover o acesso ao serviço de saneamento para todos em nosso País”, destacou a nova diretora-presidente.
Sobre a ANA
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é a responsável, na esfera federal, por implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos; por regular o uso de recursos hídricos; pela prestação dos serviços públicos de irrigação e adução de água bruta; pela segurança de barragens; e pela instituição de normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico.