Notícias
Afetados por seca, 28 municípios do Piauí têm a condição de emergência reconhecida pelo MDR
Cidades do Amazonas e de Santa Catarina também obtiveram status, mas por conta de desastres naturais diversos
Brasília-DF, 24/7/2019 - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou, na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial da União, o reconhecimento federal de situação de emergência em 30 municípios brasileiros afetados por desastres naturais. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além de ações de recuperação em áreas públicas atingidas.
Ao todo, 28 cidades do Piauí tiveram o status reconhecido por conta da seca prolongada: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Fartura do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Queimada Nova, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.
Em Coari, no Amazonas, o reconhecimento federal foi decorrente de inundações. Por sua vez, o município catarinense de Ipuaçu obteve a condição por conta de chuvas intensas.
O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados pelo extenso período de seca ou por chuvas intensas.
Acesse: