Notícias
Adutora vai levar água para mais de 250 mil pessoas no sudoeste baiano
Uma adutora com 235 quilômetros de tubulação levará água do Rio São Francisco para mais de 250 mil pessoas que moram na região de Guanambi, no sudoeste do estado. Serão investidos R$ 76 milhões na obra, que é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e o Ministério da Integração Nacional.
A ordem de serviço para o início da construção da Adutora do Algodão foi assinada, na manhã desta terça-feira (29), pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante cerimônia no Centro de Cultura de Guanambi. A previsão é de que a obra esteja concluída no fim de 2012.
A adutora resolverá um problema antigo na região. Sempre que chega o período de estiagem, a população sofre com a falta de água e passa a fazer racionamento. "Espero que a obra possa trazer tranquilidade para a população. Os reservatórios que atendem à região não têm capacidade suficiente. Por isso, essa adutora será uma solução definitiva", disse Wagner.
Desenvolvimento
Por conta da dificuldade com o abastecimento de água, muitas empresas desistiram de se implantar na região. A expectativa é que, com a garantia do fornecimento, as cidades ganhem novo impulso econômico. "Sabemos que uma obra como essa gera muitos empregos durante a execução, mas também dá à região a capacidade de atrair novos empreendimentos, crescer e buscar o desenvolvimento", afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.
Além de Guanambi, a Adutora do Algodão beneficiará os municípios de Matina, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Malhada, Igaporã e Rio do Antônio. Segundo o ministro, já estão sendo realizados estudos para que a adutora chegue também à cidade de Caetité.
"Estamos trabalhando sob a orientação da presidente Dilma e vamos fazer de tudo para atender à Bahia e aos baianos. A parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração não vai parar. Já estamos inclusive trabalhando numa segunda etapa da adutora, que chegará a Caetité", afirmou Fernando Bezerra Coelho.
Água Para Todos
A Adutora do Algodão faz parte do Programa Água Para Todos, que já levou água a 1,8 milhão de baianos. "São R$ 3 bilhões de serviços contratados e 396 obras realizadas em 279 cidades do estado, o que mostra que essa realmente é uma prioridade deste governo, captar água onde ela esteja e distribuir," destacou o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.
Pontes
Durante o anúncio do início da construção da adutora, foi assinada também a autorização para licitação de duas pontes na mesma região. Elas serão construídas na rodovia BA-573, trecho Guanambi-Matina - uma sobre o Rio Poções (Km 25,50) e outra sobre o Rio da Cruz (Km 32,60).
Transposição
Depois da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para construção da adutora, o governador e o ministro participaram de uma reunião de trabalho sobre o Projeto de Transposição do Rio São Francisco, quando também foram discutidos projetos de irrigação para agricultura familiar.
Fonte: Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia