Notícias
Ações da Codevasf têm potencial para mudar realidade de municípios de Goiás, afirma ministro
Rogério Marinho esteve em Goiânia (GO) para a inauguração do primeiro escritório da empresa pública no estado. Ao todo, 136 cidades poderão ser beneficiadas por ações em diversas áreas
Brasília-DF, 9/3/2020 – A ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a Bacia do Tocantins-Araguaia, em Goiás, vai otimizar o processo de crescimento econômico das cidades que compõem o território. A avaliação é do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que nesta segunda-feira (9) participou da inauguração do escritório de apoio técnico da agência federal, em Goiânia.
“A Codevasf é um instrumento extraordinário para o desenvolvimento das bacias hidrográficas do País e, agora, em especial, no Araguaia-Tocantins. Não tenho dúvidas de que a população saberá usá-la de forma adequada para gerar desenvolvimento”, argumentou Rogério Marinho.
Com a instalação da unidade goiana, 136 municípios do estado terão acesso ao suporte oferecido pela Codevasf em áreas como irrigação, segurança hídrica, revitalização e preservação de recursos naturais, além do fortalecimento da atividade produtiva local. Na avaliação do governador Ronaldo Caiado, o início das operações vai criar oportunidades de crescimento econômico a cidades que, atualmente, têm pouca dinamização.
“Agradecemos por Goiás poder ter uma empresa que antes atuava mais no Nordeste do País e que agora chega à região Centro-Oeste. Essa decisão alavanca investimentos, principalmente nos municípios mais carentes no estado goiano”, defendeu.
O orçamento inicial destinado às atividades da Codevasf em Goiás chega a cerca de R$ 150 milhões, como explicou o diretor-presidente da entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Marcelo Andrade. “A inauguração da unidade acontece hoje, mas já temos contratos firmados e recursos para iniciar várias obras de pavimentação, construção de pontes, mecanização de patrulhas agrícolas e apoio a projetos de revitalização”, disse.
A Codevasf também atua nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu. As ações da Codevasf beneficiam moradores e produtores de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins.
Em ação
Uma das ações dentro do escopo de atuação da Codevasf em Goiás é o projeto Juntos pelo Araguaia, que está sendo liderado pelo MDR e foi lançado em junho do ano passado. A iniciativa, que já recebeu R$ 1,12 milhão em aporte federais, está voltada à recuperação da bacia hidrográfica de um dos mais importantes mananciais do Brasil.
No primeiro momento, o foco serão as áreas de recarga de aquíferos e cabeceiras do Rio Araguaia. Os mapeamentos já indicam que os trabalhos de recomposição florestal e conservação de solo e água deverão ter ações iniciais em 10 mil hectares – 5 mil em Goiás e igual valor em Mato Grosso. No total, os levantamentos vão abranger 2,7 milhões de hectares em 15 cidades goianas e outros 2,3 milhões de hectares em 12 municípios mato-grossenses.
Com 2.114 quilômetros de extensão, o Rio Araguaia tem sua nascente na Serra do Caparaó, entre a divisa dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A bacia representa mais de 14% do território mato-grossense e 25% do estado goiano. Além disso, tem 77% do seu curso no Cerrado e outros 23% no bioma amazônico. Toda a área adjacente ao Araguaia tem relevante importância ecológica, turística, socioeconômica e cultural.
Programa Nacional de Revitalização
A revitalização de bacias hidrográficas é uma das políticas do MDR. Equipes técnicas da Pasta têm trabalhado no Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, com previsão de entrega do documento-base em 2020. Nele, deverão constar diretrizes, estratégias, metas e critérios técnicos para priorização de sub-bacias críticas. O programa visa conservar e recuperar os rios brasileiros a partir de ações integradas.
A iniciativa fomenta a formulação e implementação dos programas estaduais e distrital de revitalização de bacias hidrográficas. É neste contexto que se insere o acordo entre Governo Federal e os estados de Goiás e do Mato Grosso, como parte de uma estratégia mais ampla, pensada para todo o território nacional.
Ouça o boletim de rádio .