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Campanha de carnaval 2014 impacta com cenas fortes de acidentes de trânsito
O Major do Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro, Arthur Neto, que participou do vídeo para a campanha, acha positivo apresentar cenas consideradas fortes para conscientização da população. “Eu vejo que essa campanha realmente trouxe essa realidade que temos nos acidentes de trânsito. Por isso acho que ela tem um diferencial. E esse impacto é muito bom, porque ele faz com que a pessoa grave melhor. Na hora em que o motorista for tentar dirigir embriagado, vai se lembrar destas cenas fortes e pensar duas vezes.” disse o major.
A utilização de cenas impactantes intercaladas a vivência de pessoas comuns têm sido uma característica das últimas campanhas do Parada lançadas pelo Ministério das Cidades. Para a última operação do Parada/Rodovida que intensifica a fiscalização dos trechos com maior incidência de acidentes no Brasil durante as festas de final e início de ano, quatro filmes em forma de documentário apresentavam pessoas comuns acompanhando o socorro de vítimas de acidente de trânsito realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As cenas mostravam a triste realidade de acidentes de trânsito em rodovias de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.
O Coordenador Geral do SAMU-DF, Rodrigo Caselli, médico especialista em traumas que esteve presente no lançamento da campanha de carnaval, acredita que a iniciativa tenta realmente buscar o lado da conscientização. “Quando falamos em 80 mil mortos, os números não têm o mesmo significado para população do que essas cenas representadas no vídeo. Infelizmente precisamos conscientizar que isso acontece. Nós sabemos que cada número desse representa um sofrimento, uma vida que está sendo perdida.”, afirmou.
A campanha de carnaval também integra a Operação RodoVida, que começou em 19 de dezembro de 2013 e vai até 10 de março de 2014. Dados da Operação mostram uma queda significante de menos de 15% de feridos e menos de 18% de mortes. A expectativa é que com essas campanhas esses índices diminuam cada vez mais, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).