Notícias
Ministro afirma que o sucesso de nova campanha de trânsito depende da participação social
“A grande relevância dessas campanhas que estamos fazendo, que somadas ao trabalho de educação, fiscalização, de formação, é que elas têm mudado o pensamento e o comportamento do povo brasileiro. É uma campanha que se dá de forma permanente para que a gente possa verdadeiramente mudar e ter um trânsito cidadão”, frisou o ministro lembrando que a ação faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada - Um Pacto pela Vida).
Aguinaldo Ribeiro disse que o investimento na campanha foi de R$ 10 milhões em parceria do Ministério das Cidades e dos Transportes, e que a meta é alcançar, pelo menos, o mesmo piso do carnaval do ano passado. “A partir do Parada, tivemos reduções sucessivas nos carnavais, em 2012 e 2013 chegamos a reduzir 18%. Nossa meta é 18% em relação a 2013, o que já seria um número importante. Estamos exatamente conclamando a sociedade para que a gente possa atingir essa meta”, afirmou.
Após a apresentação do vídeo da campanha, Aguinaldo Ribeiro esclareceu que a campanha possui cenas fortes para retratar de forma exata a realidade. “Um acidente retira a vida das pessoas, e é isso que estamos colocando nos vídeos, para provocar elas a refletir e dar a devida importância à vida”, disse.
Com o tema “Fuja do trio: álcool, direção e carnaval”, a campanha faz analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval com a trágica realidade dos acidentes de carro. A ação será divulgada no país inteiro por meio de TVs abertas e fechadas, rádios, jornais, internet, mídia exterior e redes sociais. Também será feito um trabalho de educação com distribuição de material gráfico acompanhado de programação de fiscalização realizada pela Policia Rodoviária Federal (PRF) e por vários estados.
“Nós temos conseguido provocar as pessoas e elas começaram a pensar que esse assunto de trânsito é coisa séria e que a vida é preciosa”, finalizou o ministro.
A diretora-geral da PRF, Maria Alice, disse que houve redução de -15% no número de acidentes e -18% no número de mortes em toda a malha viária do Brasil. Para ela, enfrentar os acidentes e mortes no trânsito é um desafio muito grande e que conseguir agrupar todos os órgãos federais e estaduais já é um resultado positivo. “Só o fato de todos os órgãos representativos de trânsito estarem juntos enfrentando essa questão tão grave em nosso país, já é um grande resultado. Nas campanhas do Parada todo mundo está representado”, finalizou.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e autor da Lei Seca, o deputado federal Hugo Leal, ressaltou que o esforço do governo é fundamental. “O resultado é motivo de comemoração de conquista. A redução não é só de acidentes, mas de mortes”, afirmou durante o lançamento da campanha.