Notícias
Governo Federal lança campanha de trânsito para o carnaval de 2014
A iniciativa é o resultado da parceria entre Ministério das Cidades, PRF, Ministério dos Transportes, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério da Justiça, Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e outros órgãos do governo do Distrito Federal.
Com o slogan “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a nova campanha faz uma analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval como os carros alegóricos e a comissão de frente, com a trágica realidade dos acidentes e mortes que acontecem nas ruas e estradas brasileiras nesta época festiva.
O objetivo da nova campanha é causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas, principalmente com relação à mistura de bebida e direção. Respeitar as leis de trânsito, limites de velocidade e, principalmente, não dirigir depois de beber são regras já conhecidas e que fazem toda a diferença na hora de curtir o carnaval com segurança. A expectativa é que os motoristas de todo país se conscientizem sobre a necessidade da mudança de atitude para evitar acidentes e mortes.
A campanha será veiculada nas TVs abertas e fechadas, rádios, jornais, portais na internet, mídia exterior e redes sociais. Os interessados, podem fazer o download da campanha no site do Parada: www.paradapelavida.com.br.
A ação integra a Operação RodoVida, do Ministério da Justiça, que intensifica a fiscalização dos trechos com maior incidência de acidentes no Brasil. As operações são realizadas simultaneamente por órgãos da esfera Federal, estadual e municipal no período de fim de ano, férias e carnaval. A operação Rodovida, que começou em 13 de dezembro de 2013 e vai até 10 de março de 2014, já identificou um índice de fatalidade menor nos acidentes ocorridos neste período em relação ao ano passado. O programa “Vida no Trânsito” do Ministério da Saúde também apoia a campanha de carnaval.
Durante a cerimônia, profissionais socorristas de todo país serão homenageados com a entrega de diplomas. Este é um ato de agradecimento aos profissionais pela dedicação e agilidade no atendimento das vítimas de acidentes de trânsito. A última campanha do Parada lançada pelo Ministério das Cidades teve quatro filmes com o tema Resgate e foi veiculada entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Os filmes, em forma de documentário, apresentavam pessoas comuns ao acompanhar o socorro de vitimas de acidente de trânsito realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Parada - A redução do número de acidentes de trânsito no Brasil passou a ser uma prioridade para o Governo Federal. Apenas no ano de 2011, o país alcançou a marca de 43.256 vítimas fatais do trânsito. Para reverter este quadro, o governo lançou, em maio de 2011, o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada - Um Pacto pela Vida), com o objetivo de mobilizar agentes públicos e a sociedade para conscientizar os motoristas sobre os riscos do desrespeito às regras do trânsito. As ações são coordenadas pelo Ministério das Cidades.
O Parada foi uma resposta do governo brasileiro à decisão da Assembleia Geral da ONU, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa visa estimular esforços em todo o mundo para conter o elevado número de mortes no trânsito.