Notícias
Ministro Aguinaldo Ribeiro destaca importância de investir na integração dos modais
Ao lado da presidenta, o ministro das Cidades explicou que em todas as obras é necessário investir no planejamento integrado. "Hoje, o governo da presidenta Dilma tem se preocupado com a habitação através do programa Minha Casa, Minha Vida, mas também se preocupa com o saneamento e a mobilidade urbana dos moradores dos condomínios. Temos uma visão da cidade como um todo", afirmou Aguinaldo Ribeiro.
No Piauí, as obras são realizadas em parceira do Governo Federal com o estado e o município de Teresina. A presidenta Dilma Rousseff disse em seu discurso que, sem essa parceria, seria muito difícil realizar obras de mobilidade urbana por conta do volume de recursos e lembrou que antes os prazos de financiamentos eram de até cinco anos, o que inviabilizava os investimentos. “Posso dizer que nunca o Governo Federal colocou tanto dinheiro para mobilidade urbana, ou seja, transporte coletivo de massa aqui no Piauí. Essa é uma obra que vai beneficiar na veia as pessoas. É uma obra que tem o mérito de garantir que todos os moradores de Teresina sejam contemplados”, garantiu a presidenta Dilma Rousseff.
A presidenta explicou que o investimento é de R$ 306 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 304,85 milhões de financiamento público de 30 anos, com carência de cinco anos e juros de 5% ao ano. “Eu acredito nesse estado, acho que vocês vão ter daqui para frente anos e anos de muito progresso. O Piauí é um estado rico”, finalizou.
O governador do Piauí, Wilson Martins, esclareceu que a obra do VLT Linha1- Sudoeste terá metade do recurso do Governo Federal e metade do governo do estado. "Esse é uma obra que será feita meio a meio pelo governo do estado e pelo Governo Federal, que dará resolutividade de pelo menos dez anos ao metrô de Teresina, reduzindo pela metade o tempo do percurso, expandindo um transporte que custa ao passageiro um terço do que custa o ônibus", disse o governador.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, destacou a importância dos investimentos, que representam mais um passo no cumprimento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Teresina. “Estamos trabalhando na execução de diversas obras de mobilidade urbana, muitas delas com recursos garantidos por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Teresina cresceu e suas necessidades aumentaram”, afirmou.
Durante a solenidade, a presidenta Dilma Rousseff entregou, acompanhada do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, cinco retroescavadeiras, cinco motoniveladoras e 35 caminhões-caçamba a prefeituras piauienses.