Notícias
Ministro Aguinaldo Ribeiro reúne artistas e pilotos para lançar campanha de trânsito em Interlagos
O segundo ano da parceria do Governo Federal com o bicampeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, abriu espaço na corrida Le Mans - 6 Horas de São Paulo para levar a mensagem aos motoristas de que a rua não é o lugar de correr. Neste ano, a campanha ganhou novos integrantes, como a atriz Sheron Menezzes e a cantora Sula Miranda. Elas foram a Interlagos para apoiar a campanha do Ministério das Cidades, chamada Manifesto, que vai ao ar a partir de hoje em emissoras de rádio e televisão, mídia impressa e redes sociais.
Assim que chegou ao autódromo, acompanhado pelo prefeito Fernando Haddad, o ministro inaugurou uma Pista de Educação no Trânsito para Crianças. Um grupo de 20 crianças aguardava a bandeirada para os minicarros percorrerem a pista montada pela Policia Militar de São Paulo. Durante o minicircuito os policiais militares, condutores dos veículos, ensinavam à criança acomodada no banco de passageiro algumas regras, como parar na faixa de pedestres. “Esta é uma oportunidade para vocês cobrarem atenção dos adultos às regras de trânsito”, disse o ministro ao lado de Emerson Fittipaldi.
Logo após, eles lançaram oficialmente a nova campanha do Parada – Um Pacto pela Vida, coordenada pelo Ministério das Cidades. A campanha Manifesto será veiculada em um comercial de 30 segundos na televisão com a participação dos atores Duda Nagle, Sheron Menezzes, Cissa Guimarães e Ana Rosa, além dos cantores Pedro Leonardo e Sula Miranda. Também haverá spots para rádio, publicações na mídia impressa e ações nas ruas. “Este é um momento importante para conscientizar os motoristas de que lugar de correr é no autódromo”, disse Emerson Fittipaldi, que, em 2012, esteve com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Aguinaldo Ribeiro em Washington, para levar a campanha do PARADA ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Na ocasião, a presidenta inseriu no seu discurso para a Assembleia Geral da ONU o tema da campanha de trânsito.
Com dois anos de existência, o PARADA é considerado o principal movimento do país para a redução de acidentes. O ministro Aguinaldo Ribeiro explicou que o PARADA tem três pilares: educação, fiscalização e sensibilização. “Esses três pilares são necessários para o país atingir a meta de reduzir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito nesta década”, disse o ministro. Esse foi o compromisso assumido pelo Brasil perante a ONU, em 2010, quando editou uma resolução para determinar o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.
Desde o lançamento, em setembro do ano passado, da campanha permanente de conscientização no trânsito pela presidenta Dilma Rousseff, o Ministério das Cidades lançou várias campanhas e ações com outros ministérios e parceiros do PARADA. Esta nova campanha, que passa a ser veiculada a partir de hoje, assim como as outras, pode ser acessada no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br), no site paradapelavida.com.br, e no facebook.com/paradapelavida.
Artistas – A atriz Sheron Menezzes disse durante o evento que é importante o trabalho de conscientização dos motoristas. Assim como muitos brasileiros com perdas de familiares provocadas por acidentes de trânsito, Sheron também perdeu amigos próximos, vítimas do trânsito. “Estamos nos conscientizando para melhorar a vida de todos”, disse ela durante o evento.
A cantora Sula Miranda aproveitou a oportunidade para pedir aos caminhoneiros que divulguem essa campanha. “Vamos levar esta mensagem para as ruas para que todos os motoristas, não apenas os caminhoneiros, possam cada vez mais ter consciência no trânsito para ter um futuro melhor”, disse.
Também participaram do evento o presidente da World Endurance Championship, Gérard Neveu, e o presidente do Automóvel Clube do West, Pierre Fillom, organizador das 24 Horas de Le Mans.