Assentamento Precários no Brasil Urbano
Este estudo, realizado pelo Centro de Estudos da Metrópole (Cem/Cebrap) para a Secretaria Nacional da Habitação do Ministério das Cidades, estimou a presença, a localização e as características de moradores de assentamentos precários de 561 municípios.
O universo inclui todos os municípios pertencentes a Regiões Metropolitanas e os demais municípios que tinham no ano de 2000 mais de 150.000 habitantes, englobando cerca de 97% de todos os setores classificados pelo IBGE como subnormais no último Censo.
Os setores precários incluíram 6.880 setores censitários, além dos 7.696 setores classificados pelo IBGE como subnormais, totalizando 14.576 setores censitários denominados Assentamentos Precários.
O total de pessoas residindo em Assentamentos Precários no universo estudado foi estimado em 12.415.831 (14,1% dos municípios estudados) e o total de domicílios em 3.165.086 (13% dos municípios estudados).
O estudo contribui para a construção de critérios e prioridades no desenho e no planejamento de políticas habitacionais e urbanas nacionais, assim como fornece importantes ferramentas para o planejamento e implementação de políticas locais.
Os links a seguir apresentam o livro e complementos do estudo:
Assentamentos Precários no Brasil Urbano
Dicionário dos dados de Setores Censitários - documento contendo o dicionário de variáveis utilizadas nas bases de dados dos setores censitários.
Download de bases de dados - arquivos de cada município incluído no estudo (371 arquivos), além de regiões metropolitanas (18 arquivos) e outras bases cartográficas (Brasil).