Notícias
Reunião com municípios marca início das atividades do Projeto Cidade Presente
Aconteceu, nesta quinta-feira (26), a reunião de partida com os 12 municípios selecionados pelo Projeto Cidade Presente. Na oportunidade, representantes municipais apresentaram suas propostas de Desenvolvimento Urbano Integrado para receber possíveis fontes de financiamento para estruturação dos projetos em suas cidades. A iniciativa é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre o Brasil e a Alemanha, em uma parceria do Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
A partir de agora, os municípios selecionados de Belém (PA), Canaã dos Carajás (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Itapecuru Mirim (MA), Jaguarão (RS), Nova Friburgo (RJ), Palmas (TO), Santo André (SP), São Gonçalo (RJ), Taquaritinga do Norte (PE) e Uberaba (MG) iniciam um processo de consultoria especializada para aprimorar suas propostas. Também receberão oficinas presenciais e remotas de acompanhamento e orientações, além de assistência técnica de especialistas relevantes. Ao final do processo, serão selecionadas seis propostas, dentre as 12, para desenvolverem o projeto concreto de desenvolvimento urbano integrado, pronto para ser financiado.
“O projeto Cidade Presente é muito benéfico é uma política pública de excelência. Já estamos preparados para criar ações como essa. O ministro já está engajado em novas ações dessa natureza”, destacou o Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé.
Estiveram presentes na reunião, pelo Ministério das Cidades, a Secretaria Nacional do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e a Secretaria Nacional de Periferias, pelo Governo alemão estavam o Ministério da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
Sobre o Cidade Presente
O Cidade Presente pretende contribuir para a superação de desafios das cidades, principalmente a desigualdade social e a mudança do clima. É valorizada a participação da sociedade nos processos de planejamento, considerando a estrutura dos assentamentos, o transporte, os serviços públicos, o meio ambiente e as preocupações sociais no contexto
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2108-1201
E-mail: imprensa.cidades@mdr.gov.br