Notícias
Nova edição do #BotaPraAndar realiza monitoramento e pactua soluções para mais de 7 mil unidades habitacionais no RJ
Rio de Janeiro (RJ) – O Ministério das Cidades realizou ao longo da última semana as reuniões técnicas do programa #BotaPraAndar no Rio de Janeiro, após o lançamento da edição voltada para estado fluminense na quarta-feira (14), com a presença do ministro Jader Filho. A equipe do ministério e agentes financeiros (Caixa e Banco do Brasil) realizaram reuniões para tratar dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida em 12 municípios, com o objetivo de dar andamento e agilidade a obras do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Entre os dias 14 e 16, nas instalações da CAIXA no edifício Aqwa Corporate, foram realizadas reuniões sobre os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis, Campos de Goytacazes, Queimados, Belford Roxo, Itaboraí, Magé, São Pedro da Aldeia, São Gonçalo e Nova Iguaçu. Participaram dos encontros gestores e equipes técnicas da CAIXA, no papel de agente financeiro e agente operador dos fundos de governo, do Banco do Brasil e do Ministério das Cidades.
As reuniões tiveram como escopo de atuação a revisão e acompanhamento do andamento das obras já retomadas, de 5.625 unidades habitacionais (UH), no estado do Rio; a pactuação de soluções para 1.575 UH com pendências de paralisação; e o alinhamento de ações para contratação das novas UH no âmbito do MCMV. Ao todo, o estado tem 11,5 mil UH selecionadas, sendo 10,5 mil na modalidade FAR e 916 na modalidade FDS. Dessas, o ministério já autorizou a contratação de 2.352 UH, com um montante de R$ 388 milhões de investimentos federais. Os encontros foram conduzidas pelos representantes da Secretaria Nacional de Habitação; o coordenador-geral do Departamento de Provisão Habitacional, Rodrigo Santana, e o gerente de projetos Giordano Zani, além do assessor do gabinete do ministro das Cidades, Augusto Rabelo.
No dia 15, foi realizada visita de campo no empreendimento Poço Largo, em Niterói, que foi objeto de diálogo e negociação para uma solução definitiva entre a prefeitura, a CAIXA e o Ministério. À tarde, ocorreram reuniões com as prefeituras de Angra dos Reis, Magé, e São Pedro da Aldeia, que tiveram a presença do secretário-executivo do Ministério da Cidades, Helder Melillo. “A segunda edição do #BotaPraAndar reforça o conjunto de ações do Ministério das Cidades para acelerar obras, destravar investimentos e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das cidades brasileiras”, reforçou o secretário.
No último dia da semana #BotaPraAndar, na sexta-feira (16), foram realizadas reuniões envolvendo empreendimentos sob a gestão do Banco do Brasil nos municípios de Queimados, Belford Roxo e Itaboraí. Somente em Queimados e Belford Roxo foram retomadas 2.658 UH, e as reuniões tiveram como intuito acompanhar a evolução da obra e das ações de responsabilidade do ente público para viabilizar a entrega dos empreendimentos. Com a prefeitura de Itaboraí, o objetivo da reunião foi realizar um monitoramento ativo do empreendimento Viver Melhor Itaboraí, que foi entregue recentemente.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-5433
E-mail: imprensa@cidades.gov.br