Notícias
Última edição do #BotaPraAndar 2024 atende nove capitais para pactuar início de obras em empreendimentos
Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, durante reunião virtual do #BotaPraAndar. Crédito: Zack Stencil.
Brasília (DF) – Com o objetivo de entrar em 2025 com obras do Minha Casa, Minha Vida em pleno andamento, a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades realiza, nesta semana, o último do #BotaPraAndar, programa tem como objetivo acelerar e retomar obras pelo Brasil, destravando impasses nos municípios.
Esta edição é o #BotaPraAndar – Início de Obras, que vai atender a todas as regiões do País. Nesta primeira rodada, foram mapeados empreendimentos no Brasil que estão aptos a começar as construções, em nove Capitais que tiveram prefeitos reeleitos, para dar celeridade aos processos. “É uma ação paralela a todas as demais do Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é fazer estas obras começarem logo, para entrarmos em 2025 já com canteiros de obras, empregos sendo gerados e casas chegando às famílias”, detalhou o secretário Nacional da Habitação, Augusto Rabelo, que comanda as reuniões virtuais.
Nesta segunda-feira (23), foram realizadas duas rodadas que, tiveram alinhamento de informações e pactuação de prazos para acelerar o início de construção 2.742 unidades habitacionais. Na primeira reunião do dia, a Secretaria tratou da situação de 1.814 unidades em Belo Horizonte e, em seguida, na reunião com representantes de Manaus, o panorama de 928 unidades habitacionais foi atualizado.
A próxima rodada virtual, nesta quinta-feira (26) vai atender as cidades de Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e João Pessoa (PB). Já na sexta (27), serão atendidas as cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
A iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, é realizada em parceria com a Caixa Econômica Federal, os governos municipais e estaduais, construtoras e entidades.
Retrospectiva
O #BotaPraAndar é uma “força-tarefa” criada pelo Ministério das Cidades para deslanchar obras paralisadas do Minha Casa. Minha Vida e entregar habitações para milhares de famílias brasileiras. Para isso, reúne representantes de órgãos públicos, construtoras e entidades parceiras.
Neste ano, o programa retomou obras e solucionou entraves de mais de 49 mil moradias em pelo Brasil, beneficiando cerca de 190 mil pessoas. Foram realizadas cinco edições presenciais: Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Maranhão.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br