Notícias
Ministério das Cidades oficializa entrega de residências para municípios gaúchos
Famílias beneficiadas em Porto Alegre recebem as chaves do secretário nacional da Habitação, Augusto Rabelo. Crédito: Carlos Edler
Porto Alegre (RS) - A Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul e a CAIXA promoveram, nesta sexta-feira (20), em Porto Alegre, evento que contou com reuniões técnicas e oficializou entregas para famílias de nove municípios do Rio Grande do Sul, pelo Minha Casa, Minha Vida Reconstrução.
Ao todo são novas 496 unidades habitacionais divididas nas modalidades Compra Assistida e Rural, além da assinatura de autorização para início das obras de dois novos empreendimentos, o Residencial Moradas do Caibaté (192 unidades habitacionais), em São Leopoldo, e o Residencial Empresa (144 unidades habitacionais), em Taquaras.
Beneficiada com uma nova moradia na zona rural do município de Doutor Ricardo, Gladis Malacarne, 75 anos, comemora a conquista. Ela viu sua casa ser levada pelas águas e foi resgatada de helicóptero. “Passamos por essa tragédia difícil e agora só tenho a agradecer, porque vou poder construir minha casinha lá na minha terra. Quando a gente viu, estava descendo barreira pra todo lado, quem conseguia caminhar, saía pelo mato, mas eu fiquei, porque tenho problema de coluna. Achei que ninguém viria me buscar”, contou.
Já Heliomar da Silva, beneficiário do Compra Assistida, modalidade criada especialmente para atender os desabrigados do estado, disponibilizando imóveis prontos para dar celeridade ao processo, elogiou a possibilidade de escolher logo um novo imóvel. “Muita alegria, escolher nossa casa, parar de sofrer, pois a gente vivia com medo de qualquer chuvinha alagar tudo. Agora é passar o Natal em família, na casa nova”, declarou.
Segundo o secretário Nacional da Habitação, Augusto Rabelo, as ações do Ministério das Cidades para o Rio Grande do Sul seguem com celeridade para atender a demanda habitacional do povo gaúcho. “Hoje fizemos o coroamento de um ano inteiro de trabalho intenso que foi o Rio Grande do Sul e, em 2025, voltaremos para fazer muitas entregas e autorizar muitas obras”, afirmou.
Confira os municípios que foram objeto nas assinaturas realizadas nesta sexta-feira:
MCMV Rural
Portão - 49 unidades
Doutor Ricardo – 13 unidades
Seberi - 18 unidades
Segredo – 16 unidades
Compra Assistida
Porto Alegre – 11 unidades
Vale dos Sinos – 33 unidades
Vale do Taquari – 20 unidades
MCMV - FAR novas obras
São Leopoldo – 192 unidades
Taquara – 144 unidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br