Notícias
Ministério das Cidades destina mais 1.531 casas às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul
Beneficiária Raquel Juliano assina o contrato da nova casa. Crédito: Élvis Eliel dos Santos/PMNH.
Novo Hamburgo (RS) – “É como se fosse um sonho depois do pesadelo. Acho que só quando eu estiver lá no apartamento vou acreditar. Assinamos o contrato aqui, a casa está prontinha, tudo certo, é entrar e morar. É só alegria!”, afirmou.
O depoimento é de Roselaine Moura, que assinou o contrato de sua nova moradia, e vai passar o Natal em casa. Ela é uma das beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em Novo Hamburgo (RS), na modalidade Compra Assistida, que destinou imóveis prontos parta atender às famílias gaúchas desabrigadas pelas chuvas.
Além das assinaturas, o secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, reforçou a destinação de 1.531 casas selecionadas pelo Ministério às famílias gaúchas que foram desabrigadas depois das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio. O destaque foi feito pelo secretário nesta sexta-feira (20).
As moradias são parte do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução, criado para atender famílias vítimas da tragédia. Para Novo Hamburgo, foi autorizada a construção de 1.300 unidades habitacionais, junto com outras 10.200 novas moradias destinadas para municípios específicos.
No encontro, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, destacou a ação do ministério e a alegria em ver as casas se tornando realidade. “Desde o momento da calamidade fomos acolhidos e o que vemos aqui agora é resultado, está acontecendo. Agradecemos muito ao Ministério das Cidades pelo empenho e dizer que aqui em Novo Hamburgo o processo está andando. Encontramos dentro do Governo Federal o apoio necessário”, declarou a prefeita.
Atuação
O Ministério das Cidades tem atuado em diversas frentes no Rio Grande do Sul, principalmente, por meio da seleção de projetos que destinam mais de 40 mil Unidades Habitacionais (UH) ao estado.
Somente no formato "seleção nacional", são mais de 15 mil unidades. Já nas linhas de atendimento exclusivas ao Rio Grande do Sul, do programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução, são aproximadamente 25 mil unidades.
“O ministério, sob orientação do presidente Lula e do nosso ministro, Jader, colocou uma energia enorme para o Rio Grande do Sul. Estarmos aqui hoje, no final do ano, para coroar este processo de batalha pelas famílias. Estamos aqui para ver e fazer as coisas acontecerem”, afirmou o secretário.
Outra família beneficiária do Compra Assistida também assinou o contrato durante a cerimônia. “Não vejo a hora de me mudar. Fico me imaginando arrumando as coisas, o que eu consegui, tudo novo, depois que a enchente levou. Eu vi minha casa caída, levada pela água e agora assino o contrato de uma casa novinha. Estou muito feliz!”, declarou a dona de casa Raquel Juliano.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br