Notícias
Primeira entrega do Refrota Setor Privado atende população goiana
Foto: Marcelo Camará/MCid
Goiânia (GO) - A primeira entrega do eixo de Renovação de Frota do Novo PAC para o setor privado aconteceu nesta segunda-feira (16), em Goiânia. Dos 125 veículos financiados pelo Ministério das Cidades para a região metropolitana da capital goiana, 86 já foram adquiridos e 46 foram entregues pelo ministro das Cidades, Jader Filho, acompanhado do secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. O investimento ultrapassa a quantia de R$ 95 milhões.
Os recursos são do FGTS, via programa Pró-transporte. O financiamento conta com condições facilitadas, na faixa de 9% ao ano, e prazo de amortização distribuído pela média de vida útil dos ônibus. Para o ministro Jader Filho, a iniciativa, além de promover condições mais acessíveis para a renovação de frota em todo o país, busca aquecer a indústria brasileira.
“Com esse incentivo, vamos fazer com que a nossa indústria da metalurgia volte a gerar emprego e criar tecnologia. Esses ônibus já são de tecnologia do Brasil, que está sendo exportada para outros países. Foi a partir disso que convencemos o presidente Lula a investir na mobilidade urbana”, explicou o ministro.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que esteve presente na cerimônia de entrega dos ônibus, agradeceu o apoio do Ministério das Cidades. Ele também reconheceu o conforto que os novos veículos vão oferecer à população goiana.
“Os ônibus contam com ar-condicionado e vidro fumê. Além de câmeras dentro deles, integradas com um aplicativo que visa combater crimes contra as mulheres. O nosso sistema de mobilidade vai ser cada vez melhor”, disse Vilela.
A sustentabilidade dos ônibus de motor Euro 6, que irão atender a população da capital Goiânia e os municípios de Abadia de Goiás, Aragoiânia, Aparecida de Goiânia e Hidrolândia, também foi elogiada. A tecnologia polui 85% menos do que a versão antiga.
Ao todo, na renovação de frota dos setores público e privado e nas obras de mobilidade urbana em médias e grandes cidades brasileiras, o Ministério das Cidades, por meio do Novo PAC, investiu R$ 20,5 bilhões. A quantia representa a aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3.015 ônibus Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos, além de 330 quilômetros de vias dedicadas à melhoria do transporte público.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br