Notícias
Vencedores do Prêmio Periferia Viva são homenageados no Palácio do Planalto
Brasília (DF) - Os vencedores do Prêmio Periferia Viva foram contemplados nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto. Ao lado do presidente Lula, o ministro das Cidades, Jader Filho e o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, entregaram os troféus aos representantes dos projetos premiados
Representando todos os vencedores, simbolicamente, receberam o prêmio três iniciativas vencedoras. Do eixo Iniciativas Populares, Joice Paixão, da Comunidade Vila Arraes, em Recife (PE); Luciana Neves, da Comunidade Dandara, em Belo Horizonte (MG), representando o eixo Assessoria Técnica; e ao secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, no eixo Entes Públicos Governamentais.
“Hoje é o dia em que a periferia desse país se torna visível para o governo e para a sociedade. Vocês não serão mais invisíveis, nós estaremos enxergando vocês”, disse o presidente Lula, ressaltando a atuação do ministro Jader Filho no compromisso do governo com os mais pobres.
A criação, pelo presidente Lula, da Secretaria Nacional de Periferias, dentro do Ministério das Cidades, mudou completamente e para sempre o olhar do governo sobre as periferias. Com o programa Periferia Viva, houve o reconhecimento de que elas não são apenas áreas de vulnerabilidade, são também áreas com imenso e vibrante potencial de inovação e resiliência”.
O ministro Jader Filho ressaltou a importância da existência do Prêmio Periferia Viva. “A criação da Secretaria das Periferias mudou completamente, e para sempre, o olhar do governo sobre as periferias. O prêmio Periferia Viva é o reconhecimento de que não são apenas áreas de vulnerabilidade, mas também áreas com imenso e vibrante potencial de inovação e resiliência. O governo do presidente Lula tem a honra de recebê-los e reconhecer a contribuição que essas iniciativas trazem para a transformação das periferias Brasileiras. Parabéns a vocês, que são inspiração para as nossas políticas públicas!”, declarou.
Ao todo foram 178 projetos vencedores nesta edição 2024: 150 Iniciativas Populares, 25 Iniciativas de Assessorias Técnicas e três Iniciativas de Entes Públicos Governamentais. A região Sudeste foi a que mais teve projetos selecionados, com 77 iniciativas, seguida pelo Nordeste, com 57. A região Norte teve 25 projetos selecionados, enquanto o Sul contou com 11 e o Centro-Oeste com 8.
Premiados
Ao receber o troféu representando as iniciativas populares, Joice Paixão, do projeto “Plano de Adaptação e Mitigação para os Efeitos das Chuvas”, salientou a necessidade de a própria comunidade se mobilizar em seus territórios. “É uma nova página de atuação para as periferias do país. Esse Prêmio vem trazer para nós periferias não só o reconhecimento, mas o investimento público que a gente tanto precisa, não só para reurbanização, mas para um fortalecimento histórico”, declarou.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br