Notícias
Festival Periferia Viva promove oficinas às comunidades periféricas
Foto: Thiago Krawczyk
Brasília (DF) - O último dia de atividades do Festival Periferia Viva começou com as oficinas formativas na Torre de TV, nesta quinta-feira (28). Foram três oficinas, que reuniram os participantes de todo o Brasil em torno da produção e execução de projetos periféricos
A Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, promoveu a oficina Mapa das Periferias, ferramenta para a coleta e junção de dados que subsidiam o desenvolvimento socioterritorial e de políticas públicas para as comunidades. “Hoje estamos lançando o novo geoportal e ensinando às comunidades como utilizar da melhor forma, quais as utilidades e como repicar a ferramenta em seus territórios”, explicou Camila Leal, coordenadora-geral do Mapa das Periferias.
Com o IBGE, as comunidades presentes participaram da Oficina de Endereçamento nas Periferias. Foi feita uma exposição sobre o Censo de 2022 e as melhorias realizadas para a pesquisa nas favelas e comunidades urbanas. As comunidades também tiveram acesso ao Sistema IBGE de Recuperação Automática da Plataforma Geográfica Interativa (PGI).
O Ministério da Cultura levou as oficinas de Inventário Participativo do Hip Hop, que demonstrou a construção Nacional do Hip Hop, sua história e abrangência do movimento. Também a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais que teve a participação de artistas e produtoras culturais para captação de recursos federais.
Programação da tarde
A partir das 17h a Torre de Tv recebe as intervenções artísticas e culturais. Feira de Arte e Estética da Periferia, com expositores que integram a economia criativa das periferias, intervenção artística de Gu da Cei e de Grafite. Já no Espaço Cumbuca, haverá uma área de alimentação com projetos periféricos gastronômicos.
Os shows tomam conta do festival. No Palco principal, as grandes atrações serão a cantora Gaby Amarantos, às 20h40 e o rapper Criolo, às 22h. A cena musical brasiliense também estará no palco representada por Breguenaite, Batalha Estrutural, Atitude Feminina, Gkali, Dexter e Pagode da 27 e Flor Furacão. A entrada no evento é gratuita, já a participação nas oficinas mediante inscrição no local.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br